Platão
disse que são as idéias primordiais.
Arquétipo
é o projeto de tudo que existe. Nada pode existir sem antes ter sido
pensado. Esse pensamento primeiro é a perfeição de tudo que
existe. Portanto, o arquétipo é a perfeição em qualquer
atividade, profissão, coisa; literalmente de tudo que existe.
Nos
seres humanos os arquétipos provocam reações afetivas e
emocionais. Geram sentimentos através dos neurotransmissores e
hormônios.
Isso
é da mais extrema importância em todas as áreas humanas. Tudo que
se faz em publicidade é baseado em arquétipos, para criar as
neuroassociações com os produtos.
No
caso de relacionamentos afetivos é fundamental para se criar um
sentimento, tanto nosso em relação a uma pessoa, quanto dela para
nós. Não levar isso em consideração é simplesmente ignorar a
força mais poderosa do universo.
Como
tudo que é poderoso é preciso cuidado, cautela, conhecimento e
analise para se usar corretamente.
Vejamos
alguns casos:
Uma
jovem mulher casada vai passear numa praia sozinha (seja por qual
razão for pela qual está sozinha). Lá encontra um rapaz que também
está passeando pela praia no fim de tarde. Param para conversar e o
seguinte diálogo acontece:
O
rapaz pergunta:
-
Você vem sempre aqui?
-
Não, é a primeira vez que venho. E você porque vem aqui?
-
Venho para ver as borboletas.
Falam
mais algumas coisas irrelevantes e vão embora. Ela volta para sua
cidade e ele continua lá. Um ano depois ela volta na mesma praia.
Neste um ano ela terminou o casamento e agora está só. No mesmo
horário eles se encontram novamente. Um ano depois. Ela o vê vindo
em sua direção, mas ele não lembra ainda quem é ela. Quando ele
chega perto ela o cumprimenta:
-
Oi, você aqui de novo?
Ele
pára e começa a pensar. Em seguida diz:
-
Eu já volto e corre pela praia em direção contrária!
Dali
a pouco volta e retoma a conversa. Imediatamente começam um
relacionamento.
O
que aconteceu? Um ano antes ele contou a história da borboleta. Este
é um arquétipo de transformação. Muito poderoso precisa ser usado
com cuidado. Ela ao ouvir isso inicia internamente um processo de
mudança que não consegue mais deter. Volta para sua cidade, muda
sua vida, termina o casamento e um ano depois “sem querer”, volta
ao mesmo local. Quando ele a vê não se lembra dela, pois apenas
tiveram uma breve conversar um ano antes. Com quantas ele conversa
naquela praia? Ele tem uma atitude inteligente, pois precisa ganhar
tempo para se lembrar onde parou a conversa com ela. Corre para longe
dela para ganhar tempo. Quando se lembra volta. E aí é inevitável
o relacionamento, pois toda a transformação que ela fez na vida foi
em função dele ter falado borboletas. A mudança está
neuro-associada com ele e é com ele que ela começa um
relacionamento.
Uma
cliente ouvindo essa história achou que era a coisa mais fácil
conseguir que o “ficante” virasse namorado. Ele estava estagnado
na vida, na carreira, etc. Telefona para ele e diz:
-
Fulano, tive um sonho com muitas borboletas. Ele acha estranho, mas
sonho é sonho!
Uma
semana depois ele chega para ela e diz:
-
Resolvi mudar minha vida. Voltei a estudar, mudarei de emprego e não
ficaremos mais juntos!
Ela
fica perplexa, pois achava que ele ia ficar junto dela. A borboleta
provou transformações. Ele mudou tudo na vida dele. Inclusive ela.
Esse
é um bom exemplo de que não se deve generalizar a aplicação de um
arquétipo. Seu uso deve ser bem ponderado. Precisa estar incluído
em metáforas (estórias) com um sentido preciso do que se quer
obter. Uma coisa tão poderosa não pode ser usada levianamente. É
preciso estudar muito bem o que irá se falar, para obter o resultado
desejado.
Fonte: heliocouto.blogspot.com.br
Arquétipos e metáforas são a arma mais poderosa para se conquistar alguém. Porque desenvolvem amor antes que o relacionamento comece. Parece óbvio, mas o amor tem de surgir antes do relacionamento começar. Um conhecimento tão poderoso, não se obtém do dia para a noite. Querer simplificar as coisas e dar saltos é pura ilusão. Portanto, não se deve sair por ai atirando para todo lado e falando “borboleta” para todo mundo. É preciso pensar. Para se conseguir um relacionamento de longo tempo é preciso seguir um protocolo. Atirar para todo lado na “balada” não é a solução. Quem está disposto a gastar o tempo necessário para se obter esse conhecimento?
para você é útil; para já não é; eu gostaria de perguntar ao próprio paletante; o poquê ele cita os cientistas da física ; o qual não conhecia essa energia quântica e fazia seus cálculos matemáticos...DMSO...
ResponderExcluirA PROVADO OU NÃO MEU POVO ÁRABE JÁ SABE...
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