12 julho 2016

A Arte da Prosperidade: Trabalhar - Hélio Couto


Pode parecer o óbvio ululante falar que é preciso trabalhar para ser próspero. Mas, a questão é mais profunda do que parece.
Não basta trabalhar num emprego ou negócio. É preciso trabalhar no plano B, C, etc. É preciso ter duas ou três carreiras diferentes. Estudar o tempo todo, criando novos produtos e serviços. Fazer coisas originais e inovadoras. Investir na própria educação. Não ter busca de aprovação. Ajudar aos demais no limite das próprias forças e recursos.
Não se pode depender de nada nem de ninguém. Nem de instituições ou de um emprego ou de um tipo de negócio ou serviço. É preciso diversificar o tempo todo.
O fundamento da prosperidade é soltar. Total desapego dos resultados. Somente assim os resultados virão. Mas, isso não pode ser política, nem técnica, nem tática, etc. Ou a pessoa sente o soltar ou não sente. E é o sentimento de soltar que faz o universo funcionar. Sempre em qualquer lugar ou dimensão. Desapego é o segredo dos segredos.
Juntamente com isso vem o modo de vida frugal. Viver de forma simples, com poucos custos, gastando somente o indispensável, poupando o máximo, em suma uma vida simples. Este é o segredo da prosperidade. Nunca fazer dívidas. Criar um capital para ser independente. Passo a passo, dia a dia, mês a mês, ano a ano.
Importa alguma coisa se estamos num tipo de sistema econômico ou outro? Não importa. Prosperidade não tem nada a ver com teorias econômicas. Mesmo em qualquer sistema baseado em Adam Smith (competição), se a pessoa fizer como descrito acima ela prosperará. Mesmo na Suméria, seis mil anos atrás, se a pessoa viver desta forma ela prosperará. Um dia viveremos num planeta de cooperação como John Nash provou que é possível. Até lá é irrelevante onde estamos. Em qualquer planeta do universo fazer como descrito acima é sucesso garantido. 
O que está explicado aqui é extremamente libertador porque não depende do entorno, nem de outras variáveis, locais, épocas, sistemas, etc. Não depende de nada. Haverá prosperidade em todas as áreas se a filosofia de vida for como a descrita acima. Se a pessoa for como descrita acima ela terá apego à prosperidade? Não terá. E é por isso que prosperará. É por isso que é a Arte da Prosperidade.
Helio Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário