18 setembro 2015

UBUNTU: O Amor traduzido na África


Na língua portuguesa existe a palavra saudade, cuja tradução para outras línguas se torna muito complexa. Nos países africanos existe a palavra Ubuntu, que possui diversos significados humanísticos.
A palavra Ubuntu possui diversos significados, mas dois deles são os mais citados nos mecanismos de pesquisa, são eles: "Humanidade para os outros" ou "Sou o que sou pelo que nós somos". É uma palavra paroxítona, que se pronuncia uBUNtu (de forma figurada seria algo assim: ubúntu). Ubuntu é uma antiga palavra africana e tem origem na língua Zulu (pertencente ao grupo linguístico bantu) e significa que "uma pessoa é uma pessoa através (por meio) de outras pessoas".
Ubuntu é uma palavra que apresenta significados humanísticos como a solidariedade, a cooperação, o respeito, o acolhimento, a generosidade, entre muitas outras ações que realizamos em sintonia com a nossa alma (com o nosso ser interno), buscando o nosso bem-estar e o de todos à nossa volta. 

O prêmio Nobel da Paz, o bispo sul-africano Desmond Tutu, uma vez explicou: “Ubuntu é a essência do ser humano. Você não pode viver isoladamente, você não pode ser humano se é só.




Leia abaixo a citação de uma parte da fala do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, em uma entrevista:
" Respeito. Cortesia. Compartilhamento. Comunidade. Generosidade. Confiança. Desprendimento. Uma palavra pode ter muitos significados. Tudo isso é o espírito de Ubuntu. Ubuntu não significa que as pessoas não devam cuidar de si próprias. A questão é: você vai fazer isso de maneira a desenvolver a sua comunidade, permitindo que ela melhore? Isso é o mais importante na vida. E se uma pessoa conseguir viver assim, terá atingido algo muito importante e admirável.
(Nelson Mandela)


Quer saber mais? Acesse este link: POR DENTRO DA ÁFRICA. Ele explica sobre a filosofia Ubuntu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário